Em Abril, foi lançado um desafio nacional para a criação de jogos educativos sobre Propriedade Intelectual: o IP Challenge.
O IP Challenge é uma iniciativa da Indie Hero, que conta com patrocínio do Sebrae, DKPTO – escritório de marcas e patentes Dinamarquês – e apoio do INPI, Axonal e Questel.
O seu objetivo é desafiar desenvolvedores de jogos a criar projetos que auxiliem e estimulem o aprendizado sobre Propriedade Intelectual para empresários e estudantes universitários. O projeto alcançou 253 participantes, em 22 instituições de ensino superior e resultou na criação de 40 jogos sobre PI.
O evento durou até maio e reuniu desenvolvedores de 22 instituições de ensino superior de todo o Brasil para competir por uma premiação de R$10.000,00, destinada ao melhor jogo. Na game jam que ocorreu do dia 28 até 30 de abril, foram criados 40 jogos sobre a temática.
Em seguida, foram selecionados 30 projetos para passar por três semanas de incubação, um processo que contou com palestras e mentorias com profissionais do ramo da Propriedade Intelectual e do desenvolvimento de jogos.
No dia 29 de maio, 22 projetos foram entregues após passar por uma série de atualizações e melhorias. Desse número, três jogos se destacaram: D.R.P.I, Patente$ e C.AP.I.
Os três foram convidados a ocupar o estande da Indie Hero na Arena Gamer do Innova Summit, principal evento de inovação em Brasília, que ocorreu dos dias 20 a 22 de junho, nos quais as três equipes expuseram seus jogos e participaram de um painel especial com o Sebrae, para falar sobre “A experiência no IP Challenge e como os jogos podem ajudar os pequenos empresários?”.
Nessa ocasião, foram anunciadas as classificações oficiais dos projetos:
1º – C.A.PI. criado pela equipe MME
2º – Patente$, criado pela equipe POLO TPOSE
3º – D.R.P.I., criado pela equipe CTRL S.
Após isso, haverá a premiação do vencedor na Grande Final da GameJamPlus, que ocorrerá no Parque Madureira, na cidade do Rio de Janeiro, em 24 de junho. O evento será transmitido através do canal da Indie Hero no YouTube e tem entradas gratuitas.
De acordo com representante, Agnaldo Dantas, do Sebrae:
“Todo negócio possui uma ou mais Propriedades Intelectuais (PI) que precisam ser protegidas para que ele possa usufruir dos direitos sobre suas PI´s. Os jogos são uma forma lúdica por meio da qual jovens, universitários e empresários podem aprender sobre como ganhar dinheiro (e também não perder) com os direitos de Propriedade Intelectual de seus negócios e atividades. Os jogos criados ao longo do IP Challenge foram muito criativos e inspiradores. Parabéns a todos os participantes e , em especial, aos primeiros colocados!”
Entrevistado durante sua passagem no Brasil, o representante do DKPTO, Kenneth Wright:
“A propriedade intelectual (PI) é fundamental para a inovação e a criatividade. Sem propriedade intelectual, as empresas e os indivíduos não seriam motivados a inventar e criar – faltando os recursos para descobrir novos medicamentos ou desenvolver tecnologias.
O Escritório Dinamarquês de Marcas e Patentes (DKPTO) tem o orgulho de apoiar o IP Challenge para criar um jogo para educar empresas e estudantes universitários sobre a importância da propriedade intelectual e como a propriedade intelectual pode ser usada para proteger invenções e criações.
Parabenizamos os vencedores e desejamos sucesso na implementação futura de seus Jogos.” (tradução livre).
O INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, através de Michele Sedrez, comentou sobre o evento:
“O IP challenge traz essa importante inovação que é a gameficação voltada à disseminação da Propriedade Industrial. Certamente os resultados serão muito úteis para tornar mais atrativa a interação com os conteúdos de PI e assim ampliar o público atendido.”
Inscrições para assistir a premiação do IP Challenge na GameJamPlus pelo link
https://www.sympla.com.br/evento/olympic-code-gamejamplus-grand-final-22-23/2017929