O que é uma Game Jam?
Uma Game Jam é um evento onde desenvolvedores se reúnem para formarem equipes e criarem jogos do 0 até o fim do evento, com tempos variados, mas normalmente por volta de 48h ininterruptas.
 
Qual a diferença para uma Game Jam normal?
 
São três grandes diferenças:
 
– Game Jams normalmente são apenas focadas em criar um jogo. Na Game Jam+, você tem que ir uns passos a mais. Você precisa pensar e elaborar um plano de negócios e plano de marketing. O objetivo aqui é simular o que o mercado espera de você como dev, se você quer investimento, precisa disso.
 
– Todos podemos sempre aprender. Na Game Jam+, mentores experientes das mais diversas áreas (de programação à marketing) estarão rodando o evento durante todas as 48h, para ajudar as equipes no que for possível.
 
– Na Game Jam+ a jornada não acaba na sua cidade. Cada regional terá duas equipes vencedoras* que continuarão a desenvolver seus jogos até o período da grande final nacional, em Novembro, no Rio de Janeiro. Este é um evento de duas etapas!

 
O que eu preciso para participar? Preciso de CNPJ? Ter experiência?
 
Não é necessário ter experiência extensiva em criar jogos, não é um evento fechado a veteranos. Desde que você consiga contribuir para a criação do jogo, é bem-vindo! Lembre-se que teremos mentores para justamente ajudar vocês! E não, não precisa ter CNPJ ou algo similar.
 
Eu posso já ter uma equipe formada?
 
Então, a intenção do evento é formar equipes no próprio local. Organizaremos uma dinâmica em cada regional para os participantes se conhecerem, formarem ideias e equipes. Achamos que assim o evento fica muito mais divertido, afinal, vai que você encontra o seu dream team ali? Mas caso essa perspectiva não te anime, você pode sim ir com equipe formada.
 
Preciso ficar no local do evento o tempo inteiro? Ou minha equipe pode ir só na abertura, trabalhar de casa, e voltar para o encerramento?
 
Sim, precisa! Este modelo de Jam funciona com a produção 100% presencial. Claro, ninguém vai ficar trancado numa gaiola para trabalhar, você tem o seu direito de ir e vir do local, mas a produção do jogo TEM que ser feita no local. Então se você quiser sair para comer, pegar alguma coisa, dormir em casa, saiba que enquanto está fazendo isso, você não pode ir adiantando o seu projeto.
 
Parte da equipe pode trabalhar remotamente? Tenho um amigo no Turcomenistão que queria participar.
 
Infelizmente, não, não pode. Como dito acima a produção é 100% presencial, então a equipe toda precisa estar no local do evento.
 
Não sou desenvolvedor mas queria participar ajudando em outras áreas do projeto, pode?
 
A Game Jam + está de braços abertos para a participação de pessoas de diferentes áreas, na verdade, isso agrega muito à equipe. Como será necessário pensar no marketing, visão de negócios do jogo e fazer pitch de apresentação, ter pessoas habilidosas nessas áreas é uma vantagem estratégica. Tem aquele(a) amigo(a) de Publicidade, Administração ou áreas relacionadas que mandaria bem nisso? CHAME ELE(A) que a equipe dessa pessoa vai ter um power-up incrível.
 
Eu estou trabalhando num jogo há um tempo, posso levar ele para ser feito na GJ+?
 
Se você já trabalhou no jogo anteriormente, não pode. Afinal, toda a produção tem que ser iniciada na Jam. Se você simplesmente só tem a ideia do jogo, guarde ela na cabeça, vai que você e sua equipe conseguem implementar ela, ou parte dela, na Jam?
 
Posso filmar, tirar foto, fazer live, mostrar o evento na rede social?
 
Claro que pode! Aqui não é cinema, relaxe! Só pedimos que respeite a privacidade de seus colegas quando o fizer. Afinal, antes de tudo: respeite!
 
Como vocês decidem quem vence?
 
Teremos duas equipes vencedoras por regional: uma através da avaliação da banca de jurados, e outra salva por voto popular.

Ok, é uma competição. O que eu ganho com isso?

Os vencedores regionais receberão prêmios que irão variar de acordo com a regional. O único prêmio entre regionais é a garantia da vaga para dois finalistas participarem na etapa final.*

Os prêmios dos vencedores nacionais são diversos, e estamos aumentando-os a cada momento, serão anunciados em breve!

*Os custos de passagem, estadia e locomoção para a final não são de responsabilidade da organização. Certifique-se com o organizador local se os custos estarão cobertos ou não.

A organização nacional se responsabiliza pela produção e execução do evento da final e pela premiação dos vencedores nacionais.

As organizações regionais se responsabilizam pela produção e execução do evento regional.

100% da receita dos ingressos são revertidos para ajudar os finalistas com os custos da ida a final, nas cidades onde a organização local não conseguir patrocínio local.