Blog

Share

All problems are “Who” problems not “How” problems

Esses dias, eu estava assistindo a um vídeo da Codie A. Sanchez, e em algum momento ela fala que todos os problemas enfrentados em nossas vidas são “Who Problems” e não “How Problems”. Ou seja, ao invés de tentar encontrar maneiras de como resolver seus problemas, é melhor você encontrar pessoas que vão te ajudar a resolvê-los.

Se você quer emagrecer? Quem pode te ajudar? Se você quer melhorar suas vendas? Quem pode te ajudar? Pode ser um profissional, caso você possa pagar, ou simplesmente um amigo. O que importa é você ter um exército de pessoas ao seu lado que vão te ajudar a resolver problemas, não importa quais sejam, nem como.

Na mesma hora, eu lembrei de um dos melhores livros que li em 2023: o Good to Great, do Jim Collins. Nele, Jim compara empresas do mesmo mercado, com capital semelhante e dentro de um mesmo cenário, e analisa o porquê de algumas terem explodido e estarem bombando até hoje, enquanto outras estagnaram, ou até faliram.

A conclusão a que ele chega é de que a turma que deu certo, o fez porque pensou primeiro em quem estaria a bordo, para depois seguir a viagem. Os líderes dessas empresas podiam até não ter bem definido o caminho que levariam, nem os problemas que teriam pela frente, mas tinham a certeza de que tendo as pessoas certas, tudo seria resolvido.

De novo: “quem” e não o “como”.

Não estou querendo puxar a sardinha para o meu sócio, mas o Ian tem muito esse pensamento. Quando ele me trouxe para a Game Jam Plus, ele me falou:

“Cara, eu não sei ainda como é que a gente vai resolver essa budega, mas tenho certeza de que a gente trazendo você, a Melina, o Eduardo e mais um monte de gente boa, a gente vai resolver!

E é exatamente isso que a gente está tentando fazer hoje com a Game Jam Plus. A gente vê uma pessoa boa passando, a gente tenta trazê-la para a empresa. Depois a gente pensa onde vai encaixá-la e que problemas ela vai resolver.

A gente entendeu que se tivermos no time a maior quantidade possível de pessoas boas, a gente vai descobrir e vai conseguir definir nosso caminho e, consequentemente, crescer como empresa.

E sabe o que tem acontecido? A gente tem crescido como empresa, mesmo já mudando nosso produto algumas vezes. A Indie Hero começou como uma intermediação de investimentos e hoje ela faz serviços e eventos. Inclusive, faturou mais que a Game Jam Plus em 2023.

Quando a gente precisou fazer caixa, precisou fazer dinheiro, precisa fazer o que fosse, isso só aconteceu porque a gente tinha pessoas boas para isso.

Você deve estar se perguntando quem são essas pessoas, né?! Pra gente, são cidadãos que têm ambições próprias e que são motivadas pelas mesmas. Então, basicamente, pessoas que desejam construir alguma coisa grande, encarar desafios

Foi pensando nisso que, em outubro do ano passado, eu implementei um novo pilar na cultura das nossas empresas: “Ambição com humildade” – que é também um pilar da cultura do Spotify.

Queremos pessoas ambiciosas, com sede de conhecimento, que almejam coisas grandes, encarando desafios para chegar nesses lugares. Mas, ao mesmo tempo, que tenham humildade para entender que a vida é um eterno aprendizado e que, por mais que você saiba sobre um tema, você precisa sempre continuar aprendendo.

Se você é assim, então você é a pessoa certa para trabalhar com a gente! Manda aí seu CV…

Brincadeiras à parte, é esse tipo de gente que a gente quer agora na nossa empresa. É com elas que vamos conseguir navegar por qualquer tipo de mercado, seja ele favorável ou não, e consequentemente, crescer as nossas empresas.

Juliana Brito

Juliana Brito

Juliana Brito é empresária, CEO e cofundadora da Indie hero e da GJ+, empresas focadas no desenvolvimento do ecossistema de jogos no brasil com ativações em eventos como Rock in Rio, rio Innovation week, Innova Summit, Casa Brasil Israel e Rio2c. fellow YLAI. Além disso, é mentora de pitch, negócios e games em eventos como innovativa Brasil, NASA talks, DNA empreendedor, startup weekend etc.

Leia mais

O caminho entre o risco e lucro certo

O que faz e quanto ganha um Game Artist?

Menos procrastinação, mais sucesso: Dicas práticas valiosas

Você também tem janelas quebradas?

subscribe to our newsletter

Captcha obrigatório
Seus dados foram cadastrados com sucesso!