Blog

Share

Alien: Isolation.

Esse post em especial é para os fãs de terror, e mais especial ainda para os fãs de Alien.

Alien: Isolation vem, desde 2014, data do seu lançamento, assustando os jogadores e conquistando o coração dos fãs. Um marco no gênero de survival horror, trazendo uma imersão à tensão implacável que tornaram o filme original, Alien, de 1979, o clássico que ele ainda é. Você duvida que esse jogo é tão bom assim? Fica a dica: jogue com fones de ouvido.

Assumindo o papel de Amanda Ripley, filha da icônica e aclamada – “senhora da sobrevivência, rainha das poses, arsenal ambulante” – Ellen Ripley, buscamos resposta sobre o desaparecimento de sua mãe, em uma estação espacial chamada Sevastopol.

A história do jogo se passa entre o primeiro e o segundo filme, mais precisamente 15 anos após o sumiço da Nostromo (nave cargueira do primeiro filme).

Mas o que era para ser só uma visitinha se torna uma corrida pela sobrevivência. Logo no início do jogo percebemos que há algo de muito estranho acontecendo na nave, e como não bastasse os problemas com alguns outros humanos, um mortal e implacável Xenomorfo está se deslocando pela tubulação e atacando tudo o que vê pela frente.

E mesmo quando você pensa que está seguro, a imersão te lembra que não.

Você não está seguro, nem sozinho.

E se você acha que não sentirá medo nesses momentos…

Bom, você já está com medo.

Outra dica valiosa: jogue com o microfone desligado, pelo menos a primeira vez.

A aposta da desenvolvedora do jogo foi trazer a imersão e experiência fiel e autêntica ao filme. Você não vai enfrentar uma horda de Aliens, fique tranquilo, apenas um, um único Xenomorfo invulnerável, inteligente, rápido e letal. Sua melhor opção é fugir e evitar ser detectado pelo Alien.

Falando sobre a Inteligência do Alien, a IA dele é incrivelmente surpreendente. Você sempre terá encontros diferentes com o Xenomorfo, já que ele aprende com seus movimentos e se adapta, tornando a imersão ainda melhor. Imagine só, seu predador te observa, te confronta e quanto mais ele faz isso, mais ele aprende.

Mas não se engane. Ele não é seu único inimigo nessa experiência. Como em todos os filmes do Alien, o inimigo é muito maior do que isso.

Vamos deixar aqui algumas dicas e curiosidades para vocês, amantes do Xenomorfo.

     

      • O jogo não é para os fracos de coração. Você sempre leva um “sustinho” já que ficar parado não é a melhor opção e nem correr desesperadamente.

      • Economize medkits e recursos.

      • Abuse dos dispositivos de distração que criam ruídos, isso vai permitir que você saia de fininho.

      • A Creative Assembly fez um trabalho notável ao recriar o visual e a atmosfera do filme original. Os desenvolvedores usaram arquivos de áudio e vídeos dos arquivos da 20th Century Fox para capturar a essência de *Alien* de 1979. Isso se reflete em tudo, desde o design retrô-futurista da estação espacial até os efeitos sonoros que remetem ao original. O jogo utiliza uma paleta de cores e um estilo visual que parecem ter sido extraídos diretamente dos sets de filmagem do primeiro *Alien*.

      • O motor gráfico, baseado no motor proprietário da Creative Assembly, foi otimizado para criar sombras dinâmicas e iluminação atmosférica, que são cruciais para o terror psicológico do jogo. Cada luz piscando ou sombra oscilante contribui para a sensação de pavor constante.

      • A Creative Assembly é mais conhecida pela série *Total War*, focada em estratégia, o que torna *Alien: Isolation* uma divergência interessante do seu portfólio tradicional.

      • O jogo originalmente começou como um shooter, mas os desenvolvedores decidiram mudar para um foco em sobrevivência furtiva após perceberem o potencial de recriar a tensão do filme original.

    • A atenção aos detalhes foi tão extrema que a equipe de desenvolvimento até mesmo utilizou monitores CRT reais para capturar a estética dos equipamentos tecnológicos dos anos 70, mantendo a autenticidade do design.
     

    GJ+ Cursos!

    Você sabia que a GameJamPlus tem um portfólio de diversos cursos do universo de desenvolvimento de jogos? E alguns deles por menos de 40 reais?

    Comece sua jornada profissional agora mesmo ou aprimore seus conhecimentos na área, e tudo com um desconto especial de 15%! Para começar a estudar Pixel Art, Game Design, Arte 2D, Arte 3D ou Áudio para Games, basta acessar nossa página de cursos, selecionar o curso de sua escolha e utilizar o código GJP15 no momento de efetuar a compra!

    Clique na imagem abaixo para acessar e escolha o seu!

     

    Odilon Junior

    Odilon Junior

    Publicitário por formação, hoje faço cursos voltados a criação e designer, tanto para a área publicitária quanto para a área de games. Gamer desde a infância, apaixonado por jogos de terror, RPG e aventura, tanto no mundo digital quanto nos jogos de mesa. Sou escritor, já tenho três livros publicados na área de fantasia, terror e suspense, preparando o quarto para o lançamento. Conheça meu insta: @odilonpjrescritor.

    Leia mais

    Construindo Sistemas para Superar o Burnout e Alcançar o Sucesso

    The Game Awards 2024: Veja os indicados, curiosidades e como assistir!

    Alinhando Valores e Expectativas

    Os Piores Pesadelos de Todo Gamer

    subscribe to our newsletter

    Important: For now, our newsletter is exclusively in Portuguese!

    Captcha obrigatório
    Seus dados foram cadastrados com sucesso!