O ano passado foi um tempo de mudança e oportunidade. Estúdios e empresas estão trabalhando para um novo normal, enquanto os desenvolvedores estão de olho em como reformular o jogo indústria e seu papel dentro dela. O metaverso tornou-se mais do que um chavão, assim como os temas de sindicalização e a Grande Renúncia. Isso tudo está acontecendo sob o guarda-chuva do aumento do conglomerado de estúdios, o que poderia mudar a forma da indústria de videogames como a conhecemos.
Preços vão continuar subindo
Nem todos os estúdios aumentaram os preços para acompanhar o aumento da produção e outros custos no desenvolvimento de jogos até agora, mas os jogadores provavelmente verão os preços subirem em 2023. É possível que essa tendência não afetará apenas títulos AAA individuais, mas também assinaturas e hardware, especialmente da Microsoft. Se a Nintendo não lançar um novo hardware, é possível que os preços do Switch permaneçam estáveis este ano.
Recessão terá pouco efeito nos jogos
Claro, a indústria de jogos em 2022 viu números ligeiramente menores em comparação com 2021. No entanto, podemos concluir que isso se deve em grande parte ao enfraquecimento dos efeitos corona e a um número menor de sucessos de bilheteria no ano passado – e não realmente por causa de uma economia mais fraca. Em 2023, a indústria de jogos deve continuar a ver relativamente pouco efeito no crescimento de uma possível recessão. De um modo geral, há apenas uma pequena correlação entre uma desaceleração econômica e o tamanho do mercado de jogos em um determinado ano. 2023 provavelmente não será diferente.
Perspectiva total do mercado
O mercado global de jogos caiu em 2022, então como ele vai responder em 2023 é uma das questões-chave no início do ano. O mercado é menos previsível do que tem sido por muitos anos devido a vários fatores combinados, que provavelmente continuarão em várias extensões em 2023. Isso inclui o difícil cenário macroeconômico, o resfriamento pós-pandêmico do consumidor, a guerra na Ucrânia, mudanças na privacidade móvel, atrasos no desenvolvimento de jogos, interrupção do mercado na China, regulamentação de mercado e concorrência e disponibilidade inferior ao ideal de hardware de console.
Jogos para celular
um dos pontos mais relevantes nesse mercado, é a questão em torno das perspectivas para o mercado de jogos para celular, que é facilmente a maior parte do setor de games. Sua perspectiva é menos previsível desde o início da era do smartphone, em parte devido aos desafios na segmentação de anúncios e na aquisição de usuários. Seu desempenho provavelmente determinará se o mercado total crescerá em 2023. Esta é uma grande mudança em relação aos anos anteriores, onde o crescimento garantido em jogos para dispositivos móveis impulsionou todo o mercado global. É possível que os maiores mercados de jogos móveis (EUA, China, Japão) se estabilizarão no próximo ano após um ano difícil e que os mercados móveis de maior crescimento ajudarão a transformar o setor mais amplo em positividade. Se a Apple habilitar lojas de aplicativos de terceiros no iOS, poderemos ver uma versão móvel da Microsoft/Xbox Store ao lado da versão de jogo em nuvem do Game Pass Ultimate.
Serviços de assinatura
Podemos prever que, os serviços de jogos em nuvem puros continuarão a ser uma pequena oportunidade de mercado em comparação com o mercado de assinaturas mais amplo. A maior parte do valor em jogos transmitidos será focada em serviços que também oferecem distribuição de download. Veremos a experiência da Netflix com algum streaming de jogos para os consumidores.
O valor percebido pelo game oferecido pode ser o “Rei” em 2023
Os efeitos da inflação e do aperto dos descartáveis estarão em pleno andamento em 2023. Os consumidores procurarão fazer duas coisas principais: diminuir os gastos gerais e/ou aumentar o custo-benefício de suas compras. Tradicionalmente, os jogos tinham altos custos de entrada devido ao hardware dedicado de jogos caros e altos preços para jogos individuais. Além disso, embora os jogadores estejam envelhecendo, os jogos ainda não estão distribuídos igualmente entre as faixas etárias, como o vídeo ou a música. Portanto, quando se trata de economia familiar, os gastos com jogos serão um alvo potencial imediato a ser cortado para o subsegmento de pais mais velhos que não jogam (detentores do orçamento de jogadores mais jovens).
Em 2023, as empresas de jogos terão que enfrentar a difícil tarefa de aumentar a relação custo-benefício, mantendo os custos de entrada estáveis ou, idealmente, mais baixos. Os modelos de negócios tradicionais dependentes de vendas de unidades enfrentarão dificuldades neste clima macroeconômico. No entanto, vários participantes da indústria de jogos estão bem posicionados para prosperar nessas condições.
Os jogos para celular, PC e console adotarão a monetização híbrida mais do que nos anos anteriores
À medida que nos movemos cada vez mais para um ambiente de jogo independente de plataforma, onde os títulos de plataforma cruzada com reprodução cruzada se tornam a norma, esperamos ver uma mistura de diferentes modelos de monetização se tornando populares em dispositivos onde antes não eram. Acreditamos que a publicidade desempenhará um papel maior no PC e no console, enquanto as ofertas de assinatura de vários jogos crescerão no celular.
A inovação em gametech aumentará a eficiência do desenvolvimento de jogos
Novos avanços em inteligência artificial e computação em nuvem permitirão que os desenvolvedores de jogos criem mundos mais complexos e de maior qualidade em menos tempo e a um custo menor. Essas tecnologias ajudarão no desenvolvimento de jogos criativos em estúdios de todos os tamanhos, catalisando a construção da próxima geração de jogos. Isso também se estenderá ao conteúdo gerado pelo usuário, pois plataformas de código zero, IA generativa e serviços de computação distribuída se tornam mais acessíveis.
[Este artigo foi originalmente escrito e publicado por Bruno Santos. Você pode ler o post original no link: https://fintechbrs.com.br/o-que-esperar-da-industria-de-games-em-2023/]