Blog

Share

Você também tem janelas quebradas?

Hoje vou compartilhar uma ideia que pode parecer simples, mas é incrivelmente valiosa para o nosso dia a dia, tanto pessoal quanto profissional.

Que tal tirar um dia da semana (na real, algumas horas) para dar aquela renovada em sua vida? Faxinar a sua casa, seus emails, ou qualquer lugar que você ache que a bagunça anda reinando.

Com a correria diária, é fácil perdermos a noção de como a desordem pode atrapalhar nosso desempenho, nossa produtividade e até mesmo nossa comunicação. Isso acaba virando uma bola de neve, e acredite, não é nada banal!

A gente já falou aqui da teoria da janela quebrada, mas vale a pena reforçar.

Em suma, essa teoria se baseia na ideia de que, se uma janela de um edifício for quebrada e não receber logo reparo, a tendência é que passem a quebra as outras janelas, e rapidamente ocupem todo o edifício.

E isso se aplica à sua vida. Se não cultivar o hábito da faxina, sua rotina pode ficar cheia de distrações e desperdícios de tempo. No trabalho, é fácil se perder em coisas fora do lugar, especialmente se você tiver TDAH.

Na vida pessoal, a busca por algo simples como uma foto antiga para um TBT pode se transformar em uma missão impossível no meio da bagunça. Você vai perder tempo e vai se frustrar.

Além disso, ambientes bagunçados podem gerar custos. Eu mesmo tive que aumentar o valor do meu Google Drive, porque eu não estava tendo tempo de tirar arquivos antigos, ou desnecessários, que não tinham mais necessidades de serem arquivadas.

Só que dentro da empresa, é muito maior que isso. Agora mesmo, trocamos de provedor de emails e nos demos conta que temos 18 emails, mas só precisamos de 8. Ou seja, a gente tinha 10 emails inutilizáveis e que ninguém estava olhando. Sabe-se lá se alguma coisa importante foi enviada pra alguma dessas caixas? Se foi, perdemos uma oportunidade. Ou não respondemos um cliente e não tem nada pior que isso.

Além disso, hoje a gente paga esse provedor simplesmente porque a gente nunca conseguiu se organizar e faxinar (deletar) e-mails antigos. Agora, vamos ter que gastar R$ 350 a mais por mês até conseguir passar por todos os emails e liberar o espaço necessário. De novo: perdendo tempo e dinheiro!

Quando se tem cinco funcionários, todo mundo sabe onde está tudo. Agora, imagine o caos quando você tem 30 pessoas trabalhando juntas. É a teoria da janela quebrada atuando novamente: um deixa uma página sem utilidade, o outro deixa outra, e assim por diante. O resultado? Custos desnecessários e produtividade em queda.

Por isso, na Game Jam Plus e na Indie Hero, instituímos o “Dia da Limpeza”. Toda sexta-feira, dedicamos duas horas para limpar a bagunça digital. Uma reunião em equipe para deletar emails antigos, organizar o drive e arquivar o que não precisamos mais ver. É como consertar as janelinhas antes que todo o prédio seja tomado pela bagunça. E acredite, faz toda a diferença!

Juliana Brito

Juliana Brito

Juliana Brito é empresária, CEO e cofundadora da Indie hero e da GJ+, empresas focadas no desenvolvimento do ecossistema de jogos no brasil com ativações em eventos como Rock in Rio, rio Innovation week, Innova Summit, Casa Brasil Israel e Rio2c. fellow YLAI. Além disso, é mentora de pitch, negócios e games em eventos como innovativa Brasil, NASA talks, DNA empreendedor, startup weekend etc.

Leia mais

O caminho entre o risco e lucro certo

O que faz e quanto ganha um Game Artist?

Menos procrastinação, mais sucesso: Dicas práticas valiosas

All problems are “Who” problems not “How” problems

subscribe to our newsletter

Captcha obrigatório
Seus dados foram cadastrados com sucesso!