Blog

Share

O Labirinto do Empreendedorismo

Ontem, eu abri meu LinkedIn e essa pergunta sobre empreendedorismo apareceu para mim:

“Quais são os maiores desafios do empreendedor ao planejar um caminho para suas carreiras?”

Fiquei pensando no que responder… Sei que falar é fácil, mas acho que a resposta é mais ou menos essa.

Empreender é difícil, mas não impossível.

Existe um método para escapar de um labirinto chamado Método da Mão. Basicamente, é colocar uma de suas mãos em uma parede e seguir em frente, sem nunca perder o contato com o lado escolhido. Uma hora, você chegará à saída.

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-o-jeito-mais-inteligente-para-escapar-de-um-labirinto/mobile

Fazendo essa analogia, o início da jornada de empreendedorismo é como explorar um labirinto desconhecido. Não dá para planejar o caminho é preciso deixá-lo aberto. Mas isso não quer dizer que devemos entrar completamente cegos e perdidos. É preciso traçar mapas, com nossas rotinas e métodos.

Imagine que somos guerreiros modernos, e nossa arma secreta é o método científico. Primeiro, criamos uma lista de hipóteses – qualquer hipótese, seja ela boa ou ruim – depois calculamos os custos para testá-las e as organizamos de acordo com o custo-benefício. As hipóteses mais baratas e rápidas de testar serão as nossas melhores armas. Escolha elas primeiro!

Nessa batalha, começamos a testar uma hipótese (arma) de cada vez, até desvendar o problema que precisamos resolver. Aqui é onde nossos problemas se transformam em produto e solução.

Mas lembre-se, só quando nosso negócio se tornar uma verdadeira fortaleza com um exército de vinte ou mais aliados, com um tesouro substancial (digamos, 1 milhão por ano), é que poderemos começar a traçar um mapa mais sólido.

Agora, somos como generais com uma visão panorâmica do campo de batalha dos negócios. Entendemos os segredos dos clientes e podemos criar estratégias mágicas para nossos produtos e encantamentos para o mercado.

Conclusão

Em resumo, no começo, confie na jornada, teste hipóteses e desvende os segredos. Quando seu reino empresarial estiver forte, planeje como um general estrategista, usando a sabedoria adquirida para conquistar o mercado.

Cursos GJ+!

Você sabia que o  GameJamPlus  tem um portfólio de diversos cursos do universo de desenvolvimento de jogos? E alguns deles por menos de 40 reais?

Comece sua jornada profissional agora mesmo ou aprimore seus conhecimentos na área, e tudo com um desconto especial de 15%! Comece a estudar Pixel Art, Game Design, Arte 2D, Arte 3D ou Áudio para Games. Basta acessar nossa página de cursos, selecionar o curso de sua escolha e utilizar o código GJP15 no momento de efetuar uma compra!

Clique na imagem abaixo para acessar e escolher o seu!

Juliana Brito

Juliana Brito

Juliana Brito é empresária, CEO e cofundadora da Indie hero e da GJ+, empresas focadas no desenvolvimento do ecossistema de jogos no brasil com ativações em eventos como Rock in Rio, rio Innovation week, Innova Summit, Casa Brasil Israel e Rio2c. fellow YLAI. Além disso, é mentora de pitch, negócios e games em eventos como innovativa Brasil, NASA talks, DNA empreendedor, startup weekend etc.

Leia mais

Brasil nos Games: Representações Brasileiras nos jogos Gringos

Quem lidera o processo de criação de um game? Conheça o Game Producer

O Caminho da Liderança: Assumindo Responsabilidades e Arriscando para Crescer.

subscribe to our newsletter

Captcha obrigatório
Seus dados foram cadastrados com sucesso!